• PROCESSO SELETIVO 2025.1

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do PPGCS, com ingresso no semestre 2025.1.
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  • QUADRO DE DISCIPLINAS PARA O SEMESTRE 2024.2.

    QUADRO DE DISCIPLINAS PARA O SEMESTRE 2024.2.
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  • Prêmio CAPES de Tese- 2024

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS – UFBA) foi criado em 1999 com a implementação do Doutorado em Ciências Sociais. No entanto, enquanto mestrado, a nossa pós-graduação já tem uma longa história, contando com uma experiência de aproximadamente 40 anos.
 
Durante esse período, mudanças significativas redefiniram e re-configuraram o formato da pós-graduação e suas áreas de concentração. Inicialmente implantado como Mestrado de Ciências Humanas, incluindo uma área de História, o programa se estabeleceu como Mestrado de Sociologia em 1990. A partir da aprovação do Doutorado em Ciências Sociais em 1999, a pós-graduação (Mestrado e Doutorado) passou a ser em Ciências Sociais, apoiada nas áreas de Sociologia e Antropologia, às quais se integrou posteriormente a área de Ciência Política.
 
Atualmente, embora com uma nova estrutura, o PPGCS mantém sua vocação em ciências sociais. O programa se caracteriza pelo desenvolvimento de temáticas neste campo, reunidas em seis linhas de pesquisa, ao interior das quais os professores e pesquisadores procuram colocar em diálogo contribuições de diferentes áreas disciplinares das ciências sociais. A ênfase na interdisciplinaridade tem um duplo objetivo:
  1. Promover o debate e avançar na compreensão de um conjunto de problemas de investigação, expressos nas linhas de pesquisa.
  2. Desenvolver uma reflexão teórico-metodológica que recupere questões e tensões constitutivas das ciências sociais e seus desdobramentos contemporâneos, proposta que se reflete claramente na estrutura de nossa grade curricular. Neste sentido, vale observar que nossa proposta interdisciplinar é animada não pela crença ingênua na superação ou dissolução das divisões disciplinares ao interior das ciências sociais, mas pela ênfase na construção e manutenção produtiva de espaços de interlocução.