• Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
    VEJA MAIS
  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
    VEJA MAIS
  • Grande Prêmio CAPES de Tese - Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
    VEJA MAIS
  • DISCIPLINAS - ENSALAMENTO

    Confira o Ensalamento do PPGCS para o semestre 2025.1. Veja, clicando em "Leia Mais", os dias, horários, docentes responsáveis, ementas e salas das disciplinas ofertadas.
    VEJA MAIS
  • MANUAL DISCENTE

    O Manual Discente é um guia elaborado pela Comissão de Comunicação do PPGCS. Disponível na aba "Documentos", ele oferece informações sobre estrutura, funcionamento e procedimentos acadêmicos, auxiliando os/as estudantes em sua trajetória e garantindo uma experiência mais produtiva no Programa.
    VEJA MAIS

Livros

PRINCIPAIS LIVROS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS

 

SILVA, Jair Batista da; MARTUSCELLI, Danilo Enrico (Orgs.) Racismo, etnia e lutas de classes no debate marxista. Chapecó: Marxismo21, 2021. 494 p.

Linha: Trabalho e Desigualdades Sociais

Resumo: A coletânea organizada por Jair Batista da Silva e Enrico Martuscelli integra a linha "Trabalho e Desigualdades Sociais" ao articular raça, etnia e classe sob uma perspectiva marxista. O livro analisa a exploração econômica, a opressão racial e as lutas sociais, trazendo para o debate autores/as clássicos/as e análises mais contemporâneas das desigualdades estruturais no Brasil, destacando a centralidade do racismo nas relações de trabalho e na reprodução da pobreza, além das interseções entre marxismo e questões étnico-raciais. Com textos inéditos de autores/as que integram uma rede nacional e diversificada de pesquisa, a coletânea contribui para o debate descentralizado sobre trabalho, desigualdade racial e políticas sociais, fortalecendo os eixos da linha de pesquisa.

LINKhttps://marxismo21.org/racismo-etnia-e-luta-de-classes-no-debate-marxist...

 

CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de. Trajetórias e Histórias Insurgentes: Os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano. Salvador: EDUFBA, 2022. 535 p.

Linha: Existências, Conhecimentos e Ambiente

Resumo: A obra autoral de Maria Rosário Gonçalves de Carvalho articula cultura, territorialidade e resistência na trajetória dos Kariri-Sapuyá, alinhando-se às linhas “Cultura, Identidade e Corporeidade” (descontinuada) e “Existências, Conhecimentos e Ambiente” (nova). Baseada em extensa documentação histórica e pesquisa etnográfica, a autora examina processos de identificação indígena, explorando o acervo do Fundocin e do PINEB. A análise da Coleção Pedra Branca evidencia a produção material e simbólica dos Kariri-Sapuyá na reafirmação de sua memória coletiva. Ao investigar técnica, linguagem e registro histórico, a obra ainda contribui para a compreensão das sociabilidades e resistências indígenas, promovendo um debate interdisciplinar e contemporâneo.

LINKhttps://edufba.ufba.br/livros-publicados/catalogo/trajetorias-e-historia...

 

ESTANQUE, Elísio. Ressonâncias e Sociologia Pública. Porto: Vida Econômica, 2023. 368 p.

Linha: Espaço, Política e Cidadania

Resumo: A obra autoral de Elísio Estanque, publicada por editora internacional, integra a linha “Espaço, Política e Cidadania” ao analisar as transformações sociopolíticas contemporâneas e seus impactos sobre a cidadania e a participação social. O livro aborda o esgarçamento das instituições democráticas, os conflitos urbanos e as respostas da sociedade civil, contextualizando disputas intensas no espaço público. A obra também examina os efeitos da pandemia em um cenário de fragilização democrática, investigando dinâmicas de mobilização social, exclusão, resistência e governança urbana. A obra contribui para os debates sobre os ataques à democracia, os limites da participação política e as dinâmicas urbanas no pós-pandemia.

LINKhttps://www.uc.pt/feuc/destaques/ressonancias-e-sociologia-publica-de-el...

 

LOURENÇO, Luiz Cláudio. Sob o Peso da Pena: pesquisas e reflexões sobre o universo prisional. Salvador: EDUFBA, 2024. 155 p.

Linha: Crime, Punição e Direitos Humanos

Resumo: A obra autoral de Luiz Cláudio Lourenço se alinha à linha “Crime, Punição e Direitos Humanos” ao oferecer uma análise crítica do sistema carcerário brasileiro e das desigualdades que o estruturam. O autor investiga a seletividade racial e social nas penas, a falta de padronização nos procedimentos e o uso excessivo da prisão provisória. A obra questiona a narrativa dominante sobre punição, evidenciando o encarceramento como um dispositivo de controle social, especialmente de grupos vulneráveis. Ao problematizar a lógica penal e suas implicações na vigilância e exclusão de populações racializadas, o livro contribui para o debate sobre violência institucional e direitos humanos.

LINKhttps://www.amazon.com.br/Sob-peso-pena-pesquisas-reflex%C3%B5es/dp/6556...

 

REGATIERI, Ricardo Pagliuso; OLIVEIRA, Lucas Amaral de (Orgs.) Teoria Social e Desafios Pós-Coloniais. Salvador: EDUFBA, 2024. 311 p.

Linha: Teorias Sociais e História das Ideias

Resumo: Resultado das pesquisas desenvolvidas na linha “Teorias Sociais e História das Ideias”, esta coletânea, organizada por Ricardo Regatieri e Lucas Amaral de Oliveira, tensiona a teoria social a partir de perspectivas não eurocêntricas. Fruto de um curso livre e gratuito com participação de espectadores/as do brasil inteiro, a obra reúne pesquisadores/as para discutir temas como modernidade, colonialidade e epistemologias pós-coloniais. Estruturada em três seções, o livro propõe novas leituras das tradições intelectuais e formulações analíticas inovadoras. Com contribuições de referências como Maria Paula Meneses, Paulo Henrique Martins e Luciana Ballestrin, a coletânea fortalece as ciências sociais brasileiras no debate internacional sobre pós-colonialismo e amplia o diálogo do PPGCS com redes interinstitucionais.

LINKhttps://edufba.ufba.br/livros-publicados/catalogo/teoria-social-e-desafi...

 

ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti et al. (Orgs.). Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. 364 p.

Linha: Teorias Sociais e História das Ideias

Resumo: A coletânea organizada por Ana Rodrigues Cavalcanti Alves et al. Encontra correspondência com a linha “Teorias Sociais e História das Ideias” ao revisitar criticamente o Pensamento Social Brasileiro (PSB) e incorporar novas viradas teóricas. Seu diferencial está na análise inovadora das relações entre “estabelecidos/as e outsiders”, ampliando o debate com uma perspectiva plural e contestadora. Publicada por uma editora bem avaliada, o livro resulta do trabalho coletivo do LAPES-BR, uma rede interinstitucional que tem fortalecido a descentralização do PSB e promovido inovações conceituais importantes na área, alinhando-se aos debates contemporâneos sobre teoria social e às dimensões históricas e culturais abordadas na linha de pesquisa do PPGCS.

LINKhttps://www.pimentacultural.com/livro/estabelecidos-outsiders/ 

 

MILANEZ, Felipe. Lutar com a floresta: uma ecologia política do martírio em defesa da Amazônia. São Paulo: Elefante, 2024. 304 p.

Linha: Existências, Conhecimentos e Ambiente

Resumo: A obra autoral de Felipe Milanez, publicada por editora de prestígio nacional, encontra correspondência com a linha “Existências, Conhecimentos e Ambiente” ao analisar as interações entre sociedade e natureza, os conflitos socioambientais e as resistências ao extrativismo no Brasil. O livro documenta a luta de comunidades amazônicas contra a exploração dos recursos naturais, destacando práticas sustentáveis como o agroextrativismo. Além disso, Milanez discute saberes ancestrais e ecologia política, abordando questões sobre o antropoceno e críticas ao desenvolvimentismo. O último capítulo, em especial, com testemunhos de defensores ambientais, evidencia conflitos sobre direitos territoriais e violência, contribuindo para reflexões sobre justiça ambiental e sustentabilidade.

LINKhttps://editoraelefante.com.br/produto/lutar-com-a-floresta/?srsltid=Afm...

 

DI VIRGILIO, María Mercedes; PERELMAN, Mariano (Orgs.) Desigualdades y conflictos por el habitar y reproducción de la vida en tiempos de crisis: desafíos en las ciudades latinoamericanas. Buenos Aires: Café de las Ciudades, 2024. 160 p.

Linha: Trabalho e Desigualdades Sociais

Resumo: Resultado de uma rede de pesquisa bilateral entre universidades argentinas e brasileiras, esta coletânea, organizada por Mariano Perelman e María Mercedes Di Virgilio, encontra correspondência direta com a linha “Trabalho e Desigualdades Sociais”, na medida em que examina desigualdades urbanas e seus impactos na pandemia de Covid-19. Publicada por uma editora argentina, reúne cientistas sociais latino-americanos para discutir pobreza, mercado de trabalho, economia popular, segregação urbana e políticas sociais. Com textos inéditos, o livro ainda analisa como a pandemia aprofundou a precarização do trabalho e ampliou desigualdades socioespaciais, explorando a interseção entre gênero, raça e classe, e fortalecendo o diálogo acadêmico do PPGCS com redes transnacionais.

LINKhttps://cafedelasciudades.com.ar/producto/desigualdades-y-conflicto/