• Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
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  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
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  • Grande Prêmio CAPES de Tese - Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
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  • QUADRO DE DISCIPLINAS

    Confira o Quadro de Disciplinas do PPGCS para o semestre 2025.1. Veja, clicando em "Leia Mais", os dias, horários, docentes responsáveis e ementas das disciplinas ofertadas e planeje seu semestre com antecedência.
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  • Planejamento Estratégico

    Já está disponível o Relatório de Planejamento Estratégico do PPGCS (2025-2028), com as diretrizes que orientarão o Programa no próximo quadriênio. Para acessar o documento, consulte a aba "Sobre o Programa" ou, então, clique em VEJA MAIS.
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  • Credenciamento e Recredenciamento

    Atenção, docentes: o edital que regulamenta o processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento (2025) do PPGCS já está disponível. Confira as informações completas e as datas importantes clicando em "Veja Mais".
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LINHAS DE PESQUISA

1. Teorias Sociais e História das Ideias

A linha acolhe estudos sistemáticos sobre história intelectual e das ideias, problemas científicos e princípios cognitivos, conceituais, técnicos e institucionais subjacentes às perspectivas e comunidades teóricas das ciências sociais. Propõe reunir programas de pesquisa engajados no aprofundamento crítico dos seguintes temas: a) fundamentos ontológicos do ser social e seus nexos epistemológicos no campo sociológico; b) processos de formação de correntes teórico-metodológicas, agendas de pesquisa, padrões de trabalho científico e linguagens do pensamento social, no Brasil e no mundo; c) condicionantes históricos, culturais, sociais e raciais da produção do conhecimento e dos itinerários intelectuais; d) intersecção entre as ciências sociais e outros campos disciplinares; e) paralelismos, entrecruzamentos, dissonâncias e convergências entre saber científico e outras tecnologias de produção de conhecimento; f) disputas em torno dos cânones e ressonâncias de paradigmas emergentes na teoria social sobre o ensino, a investigação e a configuração de identidades acadêmicas; g) configurações do debate sobre raça/racismo, gênero/sexismo e outros sistemas de opressão nas teorias sociais; h) limites e possibilidades analíticas, epistêmicas e metodológicas de projetos de descolonização do saber na contemporaneidade. A partir de perspectivas diversas, a linha abriga tanto releituras críticas das tradições quanto reflexões contemporâneas que promovam aprimoramentos de esquemas de análise, conceituação, explicação e compreensão de dinâmicas, processos, ações, classificações, hierarquizações, reproduções e transformações histórico-sociais.

Professores Associados:
 
  • Alan Delazeri Mocellim
  • Ana Rodrigues Cavalcanti Alves
  • Lucas Amaral de Oliveira
  • Maria Victoria Espiñeira González
  • Paula Cristina da Silva Barreto
  • Paulo César Borges Alves
  • Ricardo Pagliuso Regatieri

 

2. Crime, Punição e Direitos Humanos

A linha aborda o crime, a punição e os direitos humanos enquanto problemas centrais da experiência social contemporânea, cuja compreensão, análise e explicação são incontornáveis em qualquer reflexão crítica sobre a vida em sociedade. Para além do fenômeno jurídico-policial, as noções de crime e punição são investigadas como dispositivos morais e políticos incorporados e operacionalizados pelas agências de controle para satisfazer expectativas de direitos e, ao mesmo tempo, reproduzir as formas de dominação vigentes. Em termos específicos, a linha estuda processos, formas e consequências da vitimização pelo crime, incluindo a violência racial e de gênero, assim como os impactos das agências de policiamento sobre a exclusão, a segregação e a vigilância de grupos considerados de risco. Do ponto de vista das respostas institucionais, o foco da linha direciona-se para o funcionamento do sistema de justiça criminal diante de situações de violência, com atenção especial para o tipo de racionalidade que esse sistema mobiliza na produção de suas decisões. Além disso, a linha promove estudos críticos sobre a prisão e os mecanismos derivados de punição, que funcionam, ao mesmo tempo, como resposta e geradora do fenômeno criminal. Nesse sentido, a linha abriga tanto pesquisas sobre as realidades, experiências e dinâmicas prisionais quanto sobre os discursos legitimadores de sua manutenção.

Professores Associados:

  • Clóvis Roberto Zimmermann
  • Eduardo Paes-Machado
  • Juliana Tonche
  • Luiz Claudio Lourenço
  • Mariana Thorstensen Possas
  • Riccardo Cappi

 

3. Espaço, Política e Cidadania

A linha explora os nexos entre espaço, participação e cidadania, com foco na forma como conflitos, ações coletivas e dinâmicas espaciais incidem sobre a construção de políticas sociais e a reivindicação de direitos. Com ênfase em práticas de cidadania e agenciamentos políticos que se manifestam em diferentes espacialidades, a linha abriga estudos preocupados em compreender tanto as relações entre Estado e sociedade civil, quanto a forma como essas relações mediam demandas sociais, processos decisórios e agendamentos, formulação e implementação de políticas públicas. Nesse sentido, a linha fomenta pesquisas a respeito dos seguintes eixos: a) disputas, negociações e coalizões entre diferentes agentes sociais e suas estratégias de ação em espaços urbanos e rurais; b) direito à cidade e processos de enfrentamento ao racismo fundiário e outros regimes de segregação socioespaciais; c) relação entre práticas urbanas e implementação de estratégias e tecnologias de exclusão socioespacial que engendram a privatização, incrementam a vigilância e ameaçam direitos democráticos; d) experiências de participação popular e características da gestão pública, da governança e do planejamento urbano e regional; e) conflitos na formulação e implementação de políticas voltadas a diferentes setores da sociedade civil; e f) articulações, correspondências e comparações entre dimensões locais, nacionais e transnacionais no exame de instituições, movimentos sociais e construção de políticas sociais.

Professores Associados:

  • Alvino Oliveira Sanches Filho
  • Anete Brito Leal Ivo
  • Clóvis Roberto Zimmermann
  • Eduardo Paes-Machado
  • Elisio Guerreiro do Estanque
  • Maíra Kubik Taveira Mano
  • Maria Gabriela Hita
  • Maria Victoria Espiñeira Gonzalez
  • Mariano Perelman
  • Paula Cristina da Silva Barreto
  • Rafael de Aguiar Arantes
  • Sue Angélica Serra Iamamoto

 

4. Existências, Conhecimentos e Ambiente

A linha investiga os processos de coprodução de conhecimentos, técnicas e ambientes que evidenciam múltiplas e distintas formas de existência. A partir de uma perspectiva transdisciplinar, a linha acolhe estudos sociológicos que tratam desses processos de forma ampla ou em contextos específicos, nas áreas da saúde, religião, ciência, ecologia e ruralidades. Os eixos analíticos incluem dinâmicas relacionais e transversais às áreas mencionadas, tais como: sociedade e natureza, humano e não-humano, técnica e política, ciência moderna e saberes ancestrais, objetividade e subjetividade, corpo e afeto. A partir de desdobramentos específicos desses eixos analíticos, a linha promove pesquisas que abordam práticas sociotécnicas e formas de coexistência em seus contextos próprios de emergência e atuação, discutindo as variações, os paralelismos, as disputas e os contrastes expressos pelos agentes em interação. Tendo como inquietação sociológica a viabilidade da vida no e do planeta, a linha também abriga investigações críticas voltadas à multiplicidade das formas de produção de existência e conhecimento, controvérsias científicas, mediações técnicas, novas modalidades de desenvolvimento, diversidade das conceituações de ambiente, ecologia do antropoceno e críticas ao especismo e à excepcionalidade do humano.

Professores Associados:

  • Felipe Milanez Pereira
  • Felipe Vargas
  • Iara Maria de Almeida Souza
  • Leandro de Paula Santos
  • Lidia Maria Pires Soares Cardel
  • Maria Rosário Gonçalves de Carvalho
  • Miriam Cristina Marcilio Rabelo
  • Paulo César Borges Alves

 

5. Cultura, Arte e Sociabilidades Digitais

A linha investiga práticas culturais, sistemas de representação e formas de sociabilidades que se articulam em diferentes universos empíricos. As áreas de interesse incluem: a) produção artística e intelectual; b) indústria cultural e sociedade de massas; c) campos de produção simbólica (literatura, cinema, música, teatro, moda, artes plásticas e gráficas, gastronomia e arquitetura); d) tradições e manifestações artísticas populares e suas interfaces com políticas culturais; e) fenômenos relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação e às sociabilidades mediadas em rede; f) políticas de preservação da memória e dos patrimônios culturais; g) práticas de consumo e estilos de vida. A partir de aportes diversos, a linha promove análises de ideologias, normas, valores, gostos, crenças, rituais, costumes e formas expressivas partilhados pelos grupos, atravessados por relações de poder que tomam a forma de hierarquias, classificações, distinções e polarizações. A respeito da cultura digital, a linha busca compreender novas narrativas, realidades sociotécnicas, processos de subjetivação, gramáticas e lógicas de ação subjacentes a usuários, coletividades e canais. Assim, a linha acolhe estudos sobre ciência social computacional e humanidades digitais, impulsionando repertórios conceituais e metodológicos que essas novas ambiências socioculturais invocam. Por fim, examina os trânsitos locais, nacionais, internacionais e transnacionais, os múltiplos atravessamentos que as práticas culturais experienciam em termos de raça, etnia, classe, gênero, geração e demais marcadores, bem como os tensionamentos epistemológicos que imprimem às sociologias contemporâneas novos paradigmas explicativos da esfera artístico-cultural.

Professores Associados:

  • Alan Delazeri Mocellim
  • Ana Rodrigues Cavalcanti Alves
  • Antônio da Silva Câmara
  • Débora Previatti
  • Leandro de Paula Santos
  • Leonardo Fernandes Nascimento
  • Lucas Amaral de Oliveira
  • Ricardo Pagliuso Regatieri

 

6. Trabalho e Desigualdades Sociais

A linha desenvolve estudos teóricos e empíricos sobre trabalho e desigualdades sociais, em suas diversas expressões e dimensões. O trabalho é abordado a partir de suas transformações históricas e conceituais, como referência fundamental na análise da reprodução social dos/as trabalhadores/as, da produção da pobreza, das desigualdades e vulnerabilidades. A linha articula e promove estudos sobre organização e processo de trabalho, mercado de trabalho e diversas formas de desigualdade social nos âmbitos urbano e rural, nacional e internacional.  Compreende as assimetrias históricas presentes na sociedade capitalista e suas transformações envolvendo opressões fundamentadas de gênero, gerações, relações raciais e de classe. Na intersecção desses diversos âmbitos, preocupa-se com o papel da família, do Estado, das empresas, dos mercados e de redes de solidariedade diversas, tanto em termos de mecanismos que favorecem a reprodução quanto de políticas públicas e práticas sociais. A linha é constituída por cinco eixos: 1) trabalho e relações de poder; 2) trabalho e questão social; 3) trabalho e reprodução das desigualdades socioespaciais; 4) economia e reprodução social, com foco em mercados, agentes econômicos e suas relações de poder; 5) trabalho e suas clivagens e articulações com a desigualdade sexual, geracional, racial e de classe.

Professores Associados:

  • Anete Brito Leal Ivo
  • Bruno Costa Barreiros
  • Elisio Guerreiro do Estanque
  • Iracema Brandão Guimarães
  • Jair Batista da Silva
  • Maria da Graça Druck de Faria
  • Maíra Kubik Taveira Mano
  • Mariano Perelman
  • Selma Cristina Silva de Jesus