• Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
    VEJA MAIS
  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
    VEJA MAIS
  • Grande Prêmio CAPES de Tese - Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
    VEJA MAIS
  • QUADRO DE DISCIPLINAS

    Confira o Quadro de Disciplinas do PPGCS para o semestre 2025.1. Veja, clicando em "Leia Mais", os dias, horários, docentes responsáveis e ementas das disciplinas ofertadas e planeje seu semestre com antecedência.
    VEJA MAIS
  • Planejamento Estratégico

    Já está disponível o Relatório de Planejamento Estratégico do PPGCS (2025-2028), com as diretrizes que orientarão o Programa no próximo quadriênio. Para acessar o documento, consulte a aba "Sobre o Programa" ou, então, clique em VEJA MAIS.
    VEJA MAIS
  • Credenciamento e Recredenciamento

    Atenção, docentes: o edital que regulamenta o processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento (2025) do PPGCS já está disponível. Confira as informações completas e as datas importantes clicando em "Veja Mais".
    VEJA MAIS

Histórico

A história do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA remonta ao ano de 1968, quando foi criado o Mestrado em Ciências Humanas, cuja primeira dissertação foi defendida por Perseu Abramo em 1969. Este curso de pós-graduação pioneiro, um dos mais antigos do Brasil, evoluiu na década seguinte para o Mestrado em Sociologia e História, com áreas de concentração em História Social e Sociologia da Cultura. Em 1990, o curso foi desmembrado, dando origem ao Mestrado em História e ao Mestrado em Sociologia. Uma reestruturação importante ocorrida em meados de 1998 resultou na criação do PPGCS em sua formatação atual, que passou a oferecer cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais.
 
Contudo, em 2007, o cenário acadêmico na UFBA mudou com a diversificação de sua pós-graduação e a criação de novos programas, como o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-AFRO). Esses novos programas, formados por docentes egressos do PPGCS, exigiram que o PPGCS passasse por uma readaptação significativa, redefinindo suas linhas de pesquisa e sua matriz curricular para lidar com a perda de parte de seu corpo docente e se reposicionar diante das novas demandas acadêmicas. Mesmo com esses desafios, o PPGCS optou por manter sua vocação transdisciplinar, reafirmando um legado que já ultrapassa cinco décadas.
 
Nos últimos anos, o PPGCS consolidou-se como uma referência no Nordeste e um dos programas mais destacados das ciências sociais no Brasil. Este reconhecimento foi alcançado por meio de um processo contínuo de reflexão e adaptação às novas demandas da área, bem como às dinâmicas institucionais nas quais o programa tem sido um agente protagonista. O PPGCS tem buscado renovar periodicamente seu corpo docente, ajustando temática e epistemologicamente suas linhas de pesquisa. de modo a refletir as investigações em curso e as novas tendências nas ciências sociais, além de manter sempre atualizada sua estrutura curricular para oferecer uma formação de excelência. Esse esforço constante de aprimoramento culminou na conquista da nota 5 na última avaliação da CAPES na área de Sociologia.