• Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
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  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
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  • Grande Prêmio CAPES de Tese - Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
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  • QUADRO DE DISCIPLINAS

    Confira o Quadro de Disciplinas do PPGCS para o semestre 2025.1. Veja, clicando em "Leia Mais", os dias, horários, docentes responsáveis e ementas das disciplinas ofertadas e planeje seu semestre com antecedência.
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  • Planejamento Estratégico

    Já está disponível o Relatório de Planejamento Estratégico do PPGCS (2025-2028), com as diretrizes que orientarão o Programa no próximo quadriênio. Para acessar o documento, consulte a aba "Sobre o Programa" ou, então, clique em VEJA MAIS.
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  • Credenciamento e Recredenciamento

    Atenção, docentes: o edital que regulamenta o processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento (2025) do PPGCS já está disponível. Confira as informações completas e as datas importantes clicando em "Veja Mais".
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Análise e Credenciamento de Docentes

O Programa realiza, a cada quadriênio, processos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. Conduzido por uma Comissão de Análise e Credenciamento eleita pelo Colegiado, esse processo tem como objetivo realinhar o Corpo Docente às diretrizes acadêmicas e institucionais da UFBA e às orientações da Área de Sociologia da CAPES, assegurando a excelência na formação discente, a inovação científica e a relevância social do Programa.

A partir dos diagnósticos e das projeções dos seminários de autoavaliação institucional e planejamento estratégico, cada ciclo de análise e credenciamento busca garantir a participação ativa de docentes que atendam às demandas das linhas de pesquisa e às prioridades estratégicas do Programa.

O credenciamento refere-se à autorização formal do Colegiado para a inclusão de novos/as docentes nas atividades de ensino, pesquisa, orientação, extensão e gestão do Programa, devidamente registrada em ata. O recredenciamento consiste na renovação formal do vínculo de docentes já atuantes, tanto na categoria de "Docente Permanente" quanto na de "Docente Colaborador/a", podendo envolver a alteração do vínculo entre essas categorias. O descredenciamento é o processo formal que resulta no desligamento de um/a docente do quadro do Programa, que pode ocorrer por solicitação pessoal, término do ciclo de atuação, desalinhamento com as linhas de pesquisa, descumprimento dos critérios mínimos de permanência ou omissão durante o processo de recredenciamento.

O Corpo Docente é composto por professores/as nas seguintes categorias:

Permanente: Docente do quadro efetivo da UFBA, integrante do PROPAP (Res. 04/96 do Conselho de Coordenação) ou proveniente de outras instituições mediante cooperações institucionais, com atuação contínua e ativa nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Colaborador/a: Docente que contribui de forma complementar, ministrando disciplinas e participando eventualmente das atividades acadêmicas e administrativas do Programa.

Além das categorias "Permanente" e "Colaborador/a", o Programa também poderá integrar docentes com vínculos temporários, denominados "Visitantes", como pesquisadores/as de outras instituições, mestres de notório saber, pós-doutorandos, entre outros, com atuação regulamentada por editais específicos. A inclusão desses/as docentes será pautada pelas normativas institucionais da UFBA, pelas portarias internas do Programa e pela regulamentação da CAPES.

Os critérios para os processos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento estão definidos no Regimento Interno e em resoluções específicas do Programa, além das normativas da CAPES e do documento da área de Sociologia. Esses critérios incluem a participação efetiva dos/as docentes nas atividades acadêmicas e administrativas do Programa e uma produtividade acadêmico-científica compatível com as exigências institucionais.

 

PROCESSO DE CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO DE DOCENTES - 2025