• QUADRO DE DISCIPLINAS

    QUADRO DE DISCIPLINAS DO PPGCS PARA O SEMESTRE 2024.2.
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  • Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
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  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
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  • Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
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Credenciamento e Recredenciamento

O Programa realiza, duas vezes por quadriênio, processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. Este processo, conduzido por uma Comissão de Análise e Credenciamento eleita a cada período pelo Colegiado, tem como objetivo alinhar o Corpo Docente às diretrizes acadêmicas e institucionais da UFBA e da Área de Sociologia da CAPES, de modo a garantir a excelência na formação discente, a inovação científica e a relevância social do Programa.

O Corpo Docente do Programa é organizado em duas categorias principais:

  • Permanentes: Professores/as que participam de maneira contínua e ativa nas atividades de ensino, pesquisa, orientação e gestão nos cursos de Mestrado e Doutorado.
  • Colaboradores/as: Professores/as que atuam de forma complementar e eventual, contribuindo com disciplinas, bancas, seminários e outras atividades de apoio.

As deliberações do Seminário de Autoavaliação Institucional e Planejamento Estratégico mais recente orientam cada processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento. Com base no diagnóstico e nas projeções do Seminário, a renovação busca reafirmar o compromisso do Programa com a qualidade acadêmica, assegurando a participação de docentes alinhados às demandas das linhas de pesquisa e às prioridades estratégicas do Programa.

Os critérios de cada processo baseiam-se no Regimento Interno e em resoluções específicas do Programa, bem como nas normativas da CAPES e no documento de área (Sociologia). Exigem-se, entre outros aspectos, participação efetiva dos/as docentes nas atividades acadêmicas e administrativas do Programa, além de produtividade acadêmico-científica compatível com as exigências institucionais.