O Programa realiza, duas vezes por quadriênio, processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. Este processo, conduzido por uma Comissão de Análise e Credenciamento eleita a cada período pelo Colegiado, tem como objetivo alinhar o Corpo Docente às diretrizes acadêmicas e institucionais da UFBA e da Área de Sociologia da CAPES, de modo a garantir a excelência na formação discente, a inovação científica e a relevância social do Programa.
O Corpo Docente do Programa é organizado em duas categorias principais:
- Permanentes: Professores/as que participam de maneira contínua e ativa nas atividades de ensino, pesquisa, orientação e gestão nos cursos de Mestrado e Doutorado.
- Colaboradores/as: Professores/as que atuam de forma complementar e eventual, contribuindo com disciplinas, bancas, seminários e outras atividades de apoio.
As deliberações do Seminário de Autoavaliação Institucional e Planejamento Estratégico mais recente orientam cada processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento. Com base no diagnóstico e nas projeções do Seminário, a renovação busca reafirmar o compromisso do Programa com a qualidade acadêmica, assegurando a participação de docentes alinhados às demandas das linhas de pesquisa e às prioridades estratégicas do Programa.
Os critérios de cada processo baseiam-se no Regimento Interno e em resoluções específicas do Programa, bem como nas normativas da CAPES e no documento de área (Sociologia). Exigem-se, entre outros aspectos, participação efetiva dos/as docentes nas atividades acadêmicas e administrativas do Programa, além de produtividade acadêmico-científica compatível com as exigências institucionais.