CHAMADA DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DOUTORAL DE CURTA DURAÇÃO NO BRASIL

CHAMADA DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DOUTORAL DE CURTA DURAÇÃO NO BRASIL

Informamos que estão abertas as inscrições para seleção interna no âmbito do PPGCS para ESTÁGIO DOUTORAL DE CURTA DURAÇÃO NO BRASIL

(EDITAL 009/2024 - PRPPG/ UFBA)

Elegibilidade da proposta

São elegíveis estudantes regularmente matriculados nos cursos de doutorado acadêmicos Stricto Sensu da UFBA.

Os estágios deverão ser realizados em Programas de Pós-Graduação (PPGs) com conceito CAPES igual ou superior ao programa ao qual o proponente está matriculado, a menos que o supervisor da outra instituição seja pesquisador do CNPq.

Os estágios deverão ser finalizados até 15 de dezembro de 2024 (fim no exercício fiscal).

Os estágios deverão ter duração mínima de 12 dias corridos.

Serão apoiados os estágios realizados em cidades com distância mínima de 150 km de Salvador ou de Vitória da Conquista.

Os estágios em instituições que não têm programa de pós-graduação poderão ser apoiados, desde que seja justificado sua relevância.

Não serão admitidos estágios em Programas ou com Pesquisadores da própria UFBA.

Documentos para inscrição

a. Comprovante de vinculação ao curso em realização (comprovante de matrícula ou histórico escolar);

b. Plano de trabalho com no máximo 3 (três) páginas descrevendo as atividades que serão desenvolvidas, justificando a necessidade do estágio, cronograma detalhado e uma previsão dos resultados formais que poderão ser obtidos;

c. Anuência do orientador da UFBA destacando o plano de trabalho e o nome do  supervisor externo;

d. Carta de aceite do supervisor da instituição de destino, referindo-se ao plano de trabalho e o período do estágio do estudante;

e. Ata do Colegiado aprovando o (s) plano de trabalho (s) do (s) estudante (s), informando a ordem de prioridade dos estudantes.

Critérios de julgamento

O processo de seleção e classificação das candidaturas será realizado pelos professores componentes da comissão de bolsas do PPGCS com base em:

(a) análise do perfil acadêmico do estudante;

(b) curriculo do/a supervisor na instituição de destino;

(c) qualidade do plano de trabalho, considerando seu mérito, originalidade, relevância e impactos para a tese de doutorado.

Os professores componentes da comissão de bolsas do PPGCS poderão considerar critérios adicionais na seleção e classificação.

A seleção final das candidaturas será analisada e classificada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sendo alocada uma cota para cada PPG proponente.

Estarão sujeitos a eliminação os doutorandos que não forem enquadrados em qualquer requisito do edital (EDITAL 009/2024 - PRPPG/ UFBA)

Envio dos documentos previstos no edital para os seguintes endereços de e-mail: msociolo@ufba.br  com cópia para luiz.lourenco@ufba.br

Atenção período de inscrições: até 05/07/2024

Imagem: