• Prêmio CAPES de Tese

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
    VEJA MAIS
  • PRÊMIO UFBA

    O PPGCS mais uma vez demonstra a força de sua formação, com trabalhos de excelência sendo reconhecidos. Fomos vencedores do Prêmio UFBA (ano 2023) na categoria Ciências Humanas, com a dissertação de Hosanah Pereira de Santana Filho, e tivemos Menção Honrosa com a tese de Rafael Xucuru-Kariri.
    VEJA MAIS
  • Grande Prêmio CAPES de Tese - Lélia Gonzalez

    O PPGCS congratula o egresso Rafael Xucuru-Kariri pela conquista do inédito "Grande Prêmio CAPES de Tese Lélia Gonzalez" (Colégio de Humanidades - Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas), com a tese intitulada "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".
    VEJA MAIS
  • DISCIPLINAS - ENSALAMENTO

    Confira o Ensalamento do PPGCS para o semestre 2025.1. Veja, clicando em "Leia Mais", os dias, horários, docentes responsáveis, ementas e salas das disciplinas ofertadas.
    VEJA MAIS
  • MANUAL DISCENTE

    O Manual Discente é um guia elaborado pela Comissão de Comunicação do PPGCS. Disponível na aba "Documentos", ele oferece informações sobre estrutura, funcionamento e procedimentos acadêmicos, auxiliando os/as estudantes em sua trajetória e garantindo uma experiência mais produtiva no Programa.
    VEJA MAIS

Seminário Lassos

Português, Brasil

Convidamos a todos para o próximo Seminário Lassos, no dia 30/07/2018, às 14h, na sala de videoconferência do Pav. de Aulas Raul Seixas, Campus de São Lázaro (UFBA), com a participação de Hollis Moore, professora visitante na School of Justice Studies da Eastern Kentucky University (EUA). A professora é mestre em Antropologia Social pela London School of Economics, doutora em Antropologia Sociocultural pela University of Toronto e desenvolveu pesquisa etnográfica entre os anos de 2010 e 2012 no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador/BA.

Com base nesse trabalho de campo, sua apresentação, nas palavras da palestrante, “documenta como uma mãe marginalizada, Andreia, passa a valorizar positivamente o encarceramento da filha. Abordo o aprisionamento a partir da perspectiva de práticas de parentesco ou relacionamento, aquelas ações através das quais o parentesco e outros laços significativos engrossam, se diluem, se acumulam ou se dissolvem. Através de uma análise da história de vida de Andreia e das suas lutas atuais, identifico algumas das principais dimensões da insegurança (desta época) no meio perigoso dos (…) bairros periféricos de Salvador e, também, as estratégias de gênero e classe utilizadas pelos atores sociais altamente penalizados, particularmente mulheres adultas, para manter a vida familiar (…)”.

O que? Seminário Lassos com a Profa. Hollis Moore (EKU/EUA)
Quando? 30 de julho de 2018, às 14h
Onde? Sala de videoconferência do Pavilhão de Aulas Raul Seixas, do Campus de São Lázaro (UFBA) – Estrada de São Lázaro, n.º 197, Federação, Salvador/BA.

 

Mais informações: http://www.lassos.ffch.ufba.br