• PROCESSO SELETIVO 2025.1

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do PPGCS, com ingresso no semestre 2025.1.
    VEJA MAIS
  • QUADRO DE DISCIPLINAS PARA O SEMESTRE 2024.2.

    QUADRO DE DISCIPLINAS PARA O SEMESTRE 2024.2.
    VEJA MAIS
  • Prêmio CAPES de Tese- 2024

    O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o prazer de anunciar que o Prêmio Capes de Tese - 2024 foi concedido ao trabalho intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos", de autoria do egresso Rafael Xucuru-Kariri (Carlos Rafael da Silva).
    VEJA MAIS
  • Aula Inaugural - 2024.2

    Convidamos todos/as para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: "Ferida Colonial e Dissolução de Mundos: notas sobre a técnica", com o Prof. Alexandro Silva de Jesus (UFPE). Data: 11/10/2024 (sexta-feira). Horário: 9h00. Local: Auditório do CRH - Campus São Lázaro (FFCH)
    VEJA MAIS
  • OFICINA METODOLÓGICA

    O PPGCS convida seus/suas discentes a participarem da oficina "Mau Encontro e Poética da Disposição Editorial", que será ministrada pelo Prof. Alexandro Silva de Jesus (UFPE). A atividade acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 12h, na Sala do NUCLEARTE (FFCH/UFBA). As vagas são limitadas. As inscrições ficam abertas de 26 a 30 de setembro. Clique em VEJA MAIS para acessar todos os detalhes e garantir sua participação!
    VEJA MAIS
  • Ensalamento das disciplinas do PPGCS

    Salas de aulas das disciplinas do PPGCS.
    VEJA MAIS

Estrutura curricular

O currículo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais está estruturado, conforme o Regimento Interno, em dois campos: o das disciplinas e o das atividades. Através de um leque amplo de disciplinas e atividades, o PPGCS busca oferecer aos alunos uma sólida formação teórico-metodológica, bem como um acompanhamento seguro dos seus trabalhos de investigação.
 
O campo das disciplinas compreende aquelas que compõem o núcleo de formação básica (tanto para o Mestrado como para o Doutorado), comum a todos os discentes, e aquelas de formação especializada (optativas), que direcionam progressivamente a qualificação do aluno para uma área temática no interior da qual será definido o objeto da sua Dissertação ou Tese.
 
As disciplinas obrigatórias (de formação básica) têm como foco questões teórico-metodológicas das ciências sociais. Na área de teoria temos duas disciplinas, Teoria Social Clássica (obrigatória para o mestrado) e Teoria Social Contemporânea (obrigatória para mestrado e doutorado) e na área de metodologia, Seminários Avançados (obrigatória para o doutorado) e Metodologia (obrigatória para o mestrado). Ao lado destas, duas outras disciplinas (Técnicas de Investigação e Análise em Ciências Sociais I e II), oferecidas para o mestrado e doutorado respectivamente, visam capacitar os estudantes para o desenvolvimento de seus projetos de investigação.
 
As disciplinas optativas guardam uma estreita articulação com as áreas cobertas pelas nossas linhas de pesquisa, garantindo tanto o nexo entre ensino e pesquisa como a adequada profissionalização do corpo discente.
 
Um conjunto de atividades curriculares obrigatórias (sem creditação) complementa a formação dos alunos no Programa. Na Pesquisa Orientada pesquisadores jovens e sêniors discutem seus projetos e resultados de investigação. Mestrandos e doutorandos também prestam Exame de Qualificação, atividade destinada a avaliar o andamento da pesquisa e encaminhar sua conclusão. Os doutorandos têm ainda experiência de ensino supervisionado junto à graduação no Tirocínio Docente Orientado.
 
Na forma como estruturado, o currículo requer a aprovação em pelo menos sete disciplinas para o Mestrado (equivalendo a 26 créditos) e seis disciplinas para o Doutorado (equivalendo a 22 créditos).
 
A sistemática de avaliação, orientação e acompanhamento do estudante, creditação, Dissertação/Tese e duração do curso está regulamentada no Regimento Interno do Programa.